Um dos grandes problemas do século XXI são as questões ambientais. E o lixo está totalmente ligado a essa temática. Com isso, saber reciclar seu lixo vai fazer bem para o meio ambiente e ajudará até na limpeza do seu lar.
Sabemos que quando as pessoas descartam o lixo de maneira errada, os impactos são sentidos por toda a sociedade. Em forma de enchentes, alagamentos e bueiros entupidos. Dessa forma, seja uma parte atuante na população e não compactue com o descarte errado do lixo.
Assim, pense em reciclar o lixo de sua própria casa. Até porque é muito fácil separar para a reciclagem.
Portanto, hoje vamos dar dicas e ensinar boas maneiras para descartar o seu lixo doméstico a fim de deixar seu lar mais limpo e organizado. Ademais, ajudar o meio ambiente e a sociedade como um todo.
Então, fique com a gente até o final e descubra como separar o seu lixo para a reciclagem. Além disso, caso o conteúdo te ajude de alguma forma, compartilhe com seus amigos e familiares. Até porque, como já sabemos, conhecimento nunca é demais.
Dicas para separar o lixo de sua casa
Para facilitar o entendimento, vamos enumerar separadamente as dicas. Desta forma, você saberá exatamente como proceder quando precisar separar o lixo para deixar sua casa mais limpa e levá-los a reciclagem.
1 – A primeira separação é o lixo orgânico do restante
De início, essa pode parecer até uma dica boba e óbvia. Contudo, saiba que muitas pessoas ainda comentem esse erro ao fazer o descarte do seu lixo em suas casas.
Assim, se toda a população brasileira tivesse o hábito de separar os lixos em pelo menos orgânicos e não orgânicos, o movimento da reciclagem no país seria bem melhor e mais atuante.
Dessa forma, no momento em que você separa o seu lixo orgânico do restante, como plástico, vidro e papel, você faz com que a reciclagem desses outros itens seja quase 100%.
Descarte, pois esse movimento facilita muito até as cooperativas de lixo e reciclagem durante o trabalho deles. Então, desde agora já deixe um lixo em sua casa separado apenas para os restos orgânicos e outro com tudo o que pode ser reciclado.
2 – Reaproveite o que pode ser usado novamente
Um dos grandes problemas da reciclagem é o uso excessivo de plásticos e de embalagens pela indústria. Por exemplo, o hábito do uso de garrafas PET e sacolas de plástico que são oferecidas nos mercados.
Nessa linha, uma ótima opção para a reciclagem é que você mesmo faça a reutilização desses itens. E você pode fazer isso de forma usual ou até mesmo criativa.
Assim, utilize novamente as sacolinhas do mercado para o lixo doméstico, como no banheiro ou pia da cozinha. E utilize as garrafas PET para guardar água, sucos e outras bebidas afins.
Algo que também é legal é utilizar as garrafas PET para realizar artesanato ou até mesmo como vasinhos de plantas em uma horta doméstica.
3 – Repense os seus hábitos na hora de consumir
Tudo o que consumimos ou compramos acaba, em partes, virando resíduo. Dessa forma, seja um consumidor mais consciente e repense em tudo o que você utiliza no dia a dia do seu lar.
Compre produtos que as embalagens sejam ecológicas e não faça nada em excesso. Com isso, não sobrará tanto lixo a mais no meio ambiente. E ainda por cima, você fará a reciclagem ser um norte em seu hábito.