Antes de tudo, ao falarmos sobre limpeza industrial e limpeza comercial, nos vem à mente qual é o tipo de serviço que precisamos providenciar para o nosso negócio, e quais suas diferenças. E são exatamente essas diferenças que farão com que você fique atento aos devidos cuidados necessários para cada perfil de empresa.
Logo, quando falamos sobre indústrias, você precisa ter em mente que esse tipo de negócio exige uma limpeza que é mais pesada e específica – a limpeza industrial. Já a limpeza comercial pode ser comparada, de certa forma, à limpeza doméstica. Ainda assim, profissionais que tenham um bom treinamento e estejam capacitados para realizar tanto a limpeza industrial quanto a comercial são extremamente necessários.
Afinal de contas, você não quer colocar em jogo sua empresa nas mãos de um funcionário não qualificado, não é mesmo? Isso vale para todos os setores de sua empresa. Logo, a limpeza é um deles e, portanto, com certeza também é indispensável.
O que caracteriza a limpeza industrial?
Quando falamos sobre uma empresa comercial, estamos falando sobre prédios, escritórios, agências ou estúdios, por exemplo. É claro que uma boa limpeza também é necessária nesse caso, assim como produtos de limpeza mais pesados para limpar áreas maiores.
Porém, apesar de existir a possibilidade de trabalhar com esses espaços maiores, num geral todos os seus ambientes serão mais familiares e não haverá muitos utensílios diferentes do que você encontra em sua casa, por exemplo. Ou, ao menos, nada tão grande e que exija alguma limpeza tão fora do usual assim.
Já quando falamos sobre quaisquer negócios onde hajam instalações e maquinários industriais, consequentemente sua limpeza terá caráter industrial. Logo, fábricas, oficinas, usinas de energia, cozinhas industriais e entre diversos outros mais vão entrar nesse perfil.
Acontece que todos esses tipos de empresas vão necessitar de equipamentos específicos para esse tipo de trabalho, que normalmente possuirá uma grande demanda e quase nunca é apenas voltado diretamente ao consumidor final. Pensando nisso, tais equipamentos costumam ser maquinários pesados e que exigem uma manutenção e uma limpeza industrial bem precisas.
E é aí que mais uma vez entram os funcionários capacitados e uma equipe bem treinada. Caso sua indústria seja pequena, talvez você possa pensar em treinar seu próprio corpo de funcionários ao invés de pensar em contratar uma prestadora de serviços que disponibilize uma equipe especializada. Se você optar por treinar sua própria equipe, você pode também procurar por profissionais que possam dar todo o treinamento que você necessita.
E quais são os tipos de serviços que uma limpeza industrial realiza?
Há muitas especificidades ao se pensar nos serviços de uma limpeza industrial. Por exemplo, uma cozinha industrial possuirá máquinas responsáveis por assar grandes quantidades de massa, por congelar e por selar produtos em embalagens. Existem infinitos modelos de maquinários específicos para cada área, e, com isso, infinitas possibilidades de realizar uma limpeza industrial capacitada para cada particularidade.
Da mesma forma, mesmo um comércio pode acabar também precisando de um serviço de limpeza industrial de tempos em tempos, para alguma manutenção. Por exemplo, retoque de pisos, limpeza de carpetes, vidros, estofados e janelas. Além disso, a limpeza industrial também é aquela que se responsabilizará por manusear materiais que sejam mais perigosos, como mercúrio ou chumbo.
E é por esses motivos que uma equipe de profissionais qualificada é extremamente necessária
Por esses exemplos que descrevemos e mais vários outros mais, é de extrema importância ter zelo pelo seu negócio e considerar a limpeza industrial como crucial. Afinal, existe toda uma delicadeza envolvida na hora de gerenciar seu negócio, e você deve pensar minimamente em organizar cada pequena ação. No fim das contas, são os cuidados com os detalhes que sempre farão você prosperar.