Desde já, sabe-se que há muito a se ganhar quando criamos hábitos sustentáveis em nossas vidas. Logo, isso vale também para as práticas dentro de nossa empresa, incluindo as práticas de limpeza sustentável. Afinal de contas, estamos em 2023 e os efeitos do aquecimento global estão cada vez mais perceptíveis. E não é algo que devemos esquecer, ou as consequências serão, consequentemente, cada vez piores.
Pensando nessa linha, abordaremos nesse post algumas sugestões de práticas de limpeza sustentável para você aderir em seu negócio. E isso vai desde o tipo de equipamento de limpeza que você utiliza, até pequenos hábitos em que você consegue se policiar diariamente.
Escolha de equipamentos
Ao adquirir um novo equipamento do qual você precisará ao realizar sua rotina de limpeza sustentável, saiba que ficar de olho no consumo elétrico e de água pode trazer muitas mudanças positivas para você e para o ecossistema. Ou seja, para a sua saúde e para a do planeta.
Por exemplo, falando sobre lavadoras de alta pressão, você pode facilmente fazer escolhas que se adequem à limpeza sustentável. Isso porque o consumo de água de uma lavadora de alta pressão é consideravelmente baixo, justamente por ser um equipamento que se move por meio da pressão. Ou seja, jatos desperdiçados de água, assim como ocorre com o uso de mangueiras, com certeza não deverão acontecer com a limpeza sustentável de sua lavadora de alta pressão.
E na mesma lógica, o consumo de energia de uma lavadora de alta pressão também será mais baixo. Afinal, a lavadora de alta pressão possui alta tecnologia e ela já é projetada pensando-se em sua eficiência e economia – ótimas aliadas da limpeza sustentável.
Produtos de limpeza – escolha os que se alinham à limpeza sustentável
Hoje em dia, existem muitas empresas conscientizadas com a questão da sustentabilidade, ou mesmo muitos pequenos produtores que trabalham por conta e desenvolvem produtos artesanais bastante ecológicos, que incluem aqueles voltados à limpeza sustentável.
E ao pensar em adotar escolhas que sigam a linha da limpeza sustentável, você não necessariamente precisa se preocupar com o seu bolso, sabia? Afinal, você pode adquirir práticas que sejam ecoeficientes. Falaremos mais sobre ecoeficiência no próximo tópico!
Agora, retornando aos produtos de limpeza sustentável: uma boa dica é procurar por opções alternativas pela região de seu bairro, por exemplo. Às vezes você pode encontrar boas opções em quiosques de feiras artesanais, ou mesmo um estabelecimento daquele pequeno produtor. Logo, você não necessariamente precisa se preocupar com os produtos do supermercado caso os preços mais elevados dos produtos condizentes com a limpeza sustentável te assustem.
Ecoeficiência nas empresas
Quando pensamos em ecologia, normalmente já nos vêm à mente trabalho dobrado e práticas mais caras. Isso não é verdade! Ao economizar energia, você ajuda o planeta e ainda alivia os gastos de sua própria de sua própria empresa – todos saem ganhando, não é mesmo? E para começar, tudo o que você precisa é de pensar um pouquinho fora da curva em relação a práticas mais costumeiras que já herdamos das gerações mais antigas. Com isso, as pequenas mudanças vão começar a surgir e já farão toda a diferença para a sua limpeza sustentável.
Logo, você pode pensar em se informar quanto à coleta de reciclagem da rua – se informe sobre os dias, horários, e pontos que aderem à reciclagem. E também, você mesmo pode reutilizar certos materiais do dia a dia de sua empresa, assim como reduzir o ciclo de uso de alguns deles, quando observar que podem ser evitados e que não são assim tão necessários o tempo todo. Além disso, minimizar o despejo de substâncias tóxicas também é crucial, assim como fazê-lo no local adequado.
Por fim, você pode também educar sua equipe de funcionários e mantê-los todos sempre conscientes e bem informados. Juntos, todos podem colaborar, e sua empresa com certeza terá um diferencial e tanto quando o assunto for limpeza sustentável.