5 passos para uma limpeza eficiente em sua loja

Selos e certificados na área de limpeza

Um ambiente limpo e asseado dá sensação de bem-estar, por isso, uma limpeza eficiente é sempre bem-vinda em qualquer comércio. Não importa se você tem uma loja de roupas, um restaurante ou uma loja de conveniência: a higiene faz com que as pessoas permaneçam por mais tempo no seu estabelecimento. E isso se reverte na reputação da sua loja e em mais vendas, consequentemente. São várias as dicas para manter o ambiente sempre limpo, entre elas, ter à disposição sempre os equipamentos adequados para facilitar o trabalho.

Confira aqui os 5 passos para uma limpeza de dar gosto.

1 Não se esqueça da manutenção

Para manter o ambiente brilhando, tire pelo menos o pó das superfícies e do chão todos os dias. A sujeira se acumula rapidamente, mesmo com faxinas regulares. Então, o ideal é fazer a limpeza todos os dias. A dica mais importante é fazer isso antes de abrir, para que os clientes já encontrem tudo em ordem. 

As áreas de atendimento ao cliente, como caixas e balcões de atendimento, devem receber uma atenção especial para garantir uma boa impressão aos clientes. Limpe as superfícies com desinfetante, preste atenção especial aos teclados, telefones e outros equipamentos compartilhados.

Não é necessário fazer uma limpeza profunda todos os dias. Escolha um dia na semana para fazer isso e caprichar em cada cantinho. Isso inclui a limpeza de sistemas de ventilação, verificação de vazamentos de água e substituição de lâmpadas queimadas.

Com esses pequenos passos, a limpeza superficial se manterá por mais tempo.

2 – Utilize equipamentos adequados

Além de poupar muito esforço desnecessário, os equipamentos podem garantir uma limpeza mais potente em menos tempo. Investir em aspiradores, lavadoras e máquinas é uma boa pedida para conseguir conciliar as tarefas do seu negócio com a tarefa de mantê-lo sempre limpo. 

Certifique-se de ter também os básicos, como panos de limpeza, produtos de limpeza adequados para diferentes superfícies, esfregões, baldes, vassouras e equipamentos de proteção pessoal, como luvas e máscaras.

É importante pensar, também, nos tipos de superfícies com que você vai lidar antes de ir às compras. Há pisos que não podem receber determinados tipos de produtos, que podem danificá-los. 

Algumas lavadoras como a BD 50/50 C são ótimas para a limpeza de variados tipos de piso interno. Para uma faxina mais pesada, a BD 530 é a mais indicada. Sua performance equivale ao mesmo que 6 pessoas em operação. A BD 530 é indicada para áreas entre 1000 a 5000m² e tem capacidade de 40L em ambos os seus tanques – o de água suja e o de água limpa.

Já a LJ 150 B é perfeita para alcançar curvas e espaços mais limitados. Além disso, é uma máquina que conta com outras funcionalidades, como seu sistema rápido e higiênico que conta com mangueira para dreno de água suja.

A lavadora de pisos SC 450 B é perfeita para a limpeza diária. Ela é adequada para áreas entre 1000m² a 3000m² de piso e conta com componentes eletrônicos resistentes à água. Possui um tanque de recuperação grande e de tampa removível. É uma máquina que possui ruído baixo e por isso é ótima para uso noturno ou em áreas mais intolerantes a altos barulhos.

Outro ponto de atenção na hora de escolher produtos são as essências. Entre lavanda, rosas, eucaliptos ou nenhum cheiro, opte por aqueles que combinam com sua loja. Uma escolha errada nesse sentido pode mais atrapalhar que ajudar.

3 – Atenção às áreas de maior circulação

A área de atendimento ao cliente, banheiros e o próprio piso são vistos e utilizados a todo momento. Os pisos são uma das áreas mais visíveis em uma loja e devem ser limpos regularmente. Varra ou aspire os pisos para remover a poeira e a sujeira solta. Em seguida, use um esfregão ou mop com água e detergente para limpar profundamente. Certifique-se de seguir as instruções dos fabricantes dos produtos de limpeza para obter os melhores resultados.

Antes de começar a limpar, é importante eliminar qualquer desordem ou itens desnecessários das áreas que serão limpas. Isso facilitará o processo de limpeza e garantirá que todas as superfícies sejam adequadamente alcançadas. Espaços organizados também fazem parte de ambientes limpos.

E se a sua loja incluir banheiros ou áreas de preparo de alimentos, é fundamental mantê-los limpos e higienizados. Limpe os sanitários, pias, espelhos e todas as superfícies com produtos desinfetantes. Troque regularmente as toalhas de papel e reabasteça os sabonetes e papel higiênico conforme necessário.

4 – Trato especial nas vitrines

A vitrine é o cartão de visitas da sua loja. É uma das áreas que mais exige cuidados e atenção, já que são elas as responsáveis por atrair clientes em potencial para dentro do estabelecimento. A organização, além da limpeza, é parte fundamental aqui. 

Os vidros são superfícies mais delicadas e precisam de cuidado extra. Procure por produtos específicos para vidro, que contêm substâncias responsáveis por deixá-lo límpido e brilhante. O tecido ideal para a limpeza é a flanela, que não solta nenhum pelo ou fiapo. O mais recomendado é limpar os vidros pelo menos uma vez por semana. A cada mancha que aparecer, é melhor correr para limpar e não esquecer por lá. 

Não se esqueça de limpar também os produtos expostos, se necessário.

5 – Aromatizadores e lixeiras disponíveis

Para manter a limpeza e se livrar de papéis ou ítens que os próprios clientes podem trazer da rua, deixe sempre lixeiras à disposição e à vista no espaço da loja. Porta de entrada, perto dos provadores e do caixa são pontos cruciais. Isso facilita a limpeza e mantém o ambiente limpo.

Parece óbvio, mas ainda há pessoas que jogam o lixo no chão simplesmente por não ter lixeiras à disposição. Se você oferecer café, chá, água ou alimentos, como biscoitinhos e balas, tenha um local para isso e uma lixeira por perto também.Não deixe de checar o volume do lixo para manter a lixeira sempre vazia e limpa, evitando mais bagunça e até mau cheiro, se você trabalha com alimentos.

E para quem gosta, um difusor de aromas com a essência que combina com o seu comércio pode dar um clima ainda mais aconchegante para o ambiente. O melhor lugar para ele é logo na entrada da loja. Assim, a sensação boa e o cheiro agradável vão ser percebidos assim que o cliente colocar os pés para dentro.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Receba mais conteúdo
Se inscreva em nosso newsletter e receba mais conteúdo antes de todos, fresquinho saindo do forno.