Como escolher a melhor esponja e utilizá-la da maneira certa

Melhor esponja para cada tipo de limpeza - Reprodução Volodymyr Hryshchenko via Unsplash

No mundo da limpeza doméstica e profissional as esponjas de limpeza desempenham um papel fundamental. Existem tantos tipos de esponjas quanto jeitos de fazer faxina, e, no entanto, cada tipo de esponja tem seu uso para funções específicas. 

Usar a esponja errada pode resultar em menos eficiência ou até mesmo danos às superfícies, e com certeza ninguém quer isso acontecer. 

Assim que hoje queremos compartilhar com vocês os principais tipos de esponjas, suas características e melhores usos, e algumas dicas para conseguir alongar sua vida útil, assim vocês poderão escolher a esponja certa para cada tarefa.  

Tipos de esponjas de limpeza

Esponja multiuso

Seu design de ação dupla é ideal para a cozinha pois permite a limpeza de pratos, talheres, panelas e copos pelo lado mais macio (que é de espuma, geralmente de cor amarela), e pelo mais abrasivo lado (geralmente de cor verde), ajuda a limpar panelas e frigideiras, pois remove os alimentos ou a gordura que costumam grudar nesses utensílios. 

Esponjas de celulose

Basicamente, sua constituição é de fibras naturais ou sintéticas. São altamente absorventes e geralmente vêm em formatos retangulares ou ovais. Ideais para limpar superfícies de cozinha, bancadas e utensílios, além disso, são boas para lavar pratos e panelas, sempre que é há necessidade de uso de detergentes. 

As esponjas de celulose têm uma excelente capacidade de absorção e por isso são ideais para absorver grandes quantidades de líquido. É importante lavar e secar corretamente porque podem acumular bactérias, e sua duração depende também de que sejam mantidas secas.

Esponjas de microfibra (prateada)

São feitas de fibras muito finas de poliéster e poliamida e são bem conhecidas por sua capacidade de limpeza eficaz e por serem gentis com a maioria das superfícies. Você pode usá-las para limpar superfícies delicadas, para remover poeira e para lavar e polir automóveis. Também é possível reutilizar várias vezes por serem muito duráveis, e sua capacidade de absorção é boa, mas não tão alta quanto às esponjas de celulose.

Esponja de aço inoxidável

Feitas de fios de aço inoxidável enrolados em forma de esponja, são muito abrasivas e resistentes. Altamente úteis para limpeza pesada de superfícies metálicas e externas, como grelhas e churrasqueiras e para remover resíduos queimados e alimentos grudados em panelas de aço inoxidável e frigideiras. Porém, é importante ter cuidado pois é possível arranhar superfícies delicadas como vidro ou revestimentos antiaderentes. Após o uso deve enxaguar bem e deixar secar completamente para evitar a ferrugem.

Esponjas mágicas

Feitas de espuma de melamina, são muito eficientes e práticas para a limpeza de paredes e uma grande aliada para quem tem crianças ou pets em casa. Usando apenas água, seu material ultra macio protege a pintura enquanto ajuda a remover a sujeira ou limpar marcas de giz de cera, lápis de cor ou mesmo respingos de lama.

Escolha a esponja certa para a necessidade de uso

A escolha da esponja de limpeza certa pode fazer uma grande diferença na eficácia da sua limpeza e na preservação das superfícies. Por isso, compreender as diferenças entre os tipos de esponjas e suas melhores aplicações ajudará a garantir que você obtenha os melhores resultados possíveis. 

Lembre-se de selecionar a esponja com base na superfície a ser limpa e siga as instruções de uso para garantir sua longevidade e desempenho. 

Por fim, também é importante destacar que não é recomendável usar a mesma esponja para diferentes atividades. As esponjas da cozinha devem ser diferentes das esponjas para limpar o banheiro ou superfícies externas.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Receba mais conteúdo
Se inscreva em nosso newsletter e receba mais conteúdo antes de todos, fresquinho saindo do forno.