Você conhece os tipos diferentes de manutenção em máquinas de alta pressão?

Pessoa usando lavadora de alta pressão

Que uma lavadora de alta pressão faz a diferença no dia a dia das pessoas que a utilizam não é novidade nenhuma. Afinal, as funções delas atendem os mais diversos tipos de pessoas. Logo, desde uma pessoa do lar que queira lavar o quintal, até o responsável por lavar os carros de maneira rápida e eficiente em alguma garagem. Com isso, como qualquer máquina, as lavadoras de alta pressão também têm a necessidade de serviços de manutenção de tempos em tempos.

Seu uso contínuo desgasta as peças de maneira natural. Porém, nesse meio tempo, existem três grandes tipos de manutenção, desse modo, você sabe quais são eles? Hoje vamos destrinchar os tipos de manutenção que podem ocorrer em máquinas de alta pressão e deixar claras as características de cada uma delas. Desde as mais caras até as mais baratas, fique esperto e aprenda com a gente.

Preventiva

A manutenção preventiva se auto explica e talvez seja a mais importante de todas. Em outras palavras, a manutenção preventiva é aquela que tem como meta a prevenção de uma falha ou de uma quebra na sua máquina. Ademais, ela também vai diminuir a velocidade com que sua lavadora de alta pressão se desgasta com o tempo de uso, seja este tempo diário ou eventual.

Logo, ela é um tipo de manutenção essencial, pois é uma intervenção feita de maneira planejada, com preparo e programada para antes que o pior aconteça. Em outras palavras, antes que exista um surgimento de falha real. E sabemos que não há nada pior do que precisar usar um equipamento e não tê-lo funcionando no exato momento em que você precisa.

Nessa linha, alguns exemplos de cuidados que vêm com a manutenção preventiva são: fazer lubrificações de tempos em tempos na sua lavadora de alta pressão, revisar suas sistemáticas, aferir as peças internas, inspecionar toda a lavadora e observar as recomendações do fabricante para seu melhor uso.

Corretiva

Dando seguimento aos tipos de manutenção, a manutenção corretiva é aquela feita depois do estrago ter acontecido. Ou seja, a lavadora de alta pressão já está com alguma peça de forma irregular, com um mau funcionamento e existe a necessidade de substituição.

Com isso, esse tipo de prevenção é para os casos em que aparece uma falha de maneira inesperada na sua lavadora de alta pressão. E esse tipo de problema acontece se você não ter tomar os cuidados que a manutenção preventiva toma conta.

Por fim, esse tipo de manutenção é bem mais caro do que a preventiva, pois se trata de um conserto que, na maioria das vezes, requer urgência. Desse modo, custa mais caro arrumar peças de última hora e encontrar algum técnico autorizado responsável com tempo disponível para suprir essa necessidade.

Portanto, sempre pense primeiro na prevenção. Assim, você não precisa passar por essa dor de cabeça quando mais precisar de sua lavadora de alta pressão.

Manutenção Preditiva

Dos tipos de manutenção mencionados, talvez a menos conhecida seja justamente a manutenção preditiva. Afinal, ela se trata de um acompanhamento periódico através de dados coletados por inspeções.

Ela não é tão conhecida pelo público em geral, pois é visada mais pelas empresas e industrias. Isso porque são manutenções e inspeções mais detalhadas e feitas com regularidade, atuando como acompanhamento de seu atual funcionamento. Elas visam antecipar e evitar situações em que será necessária a correção de problemas específicos na lavadora de alta pressão.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Receba mais conteúdo
Se inscreva em nosso newsletter e receba mais conteúdo antes de todos, fresquinho saindo do forno.