Cultive boas práticas para as máquinas industriais

limpadora de piso para empresas

Você que é dono ou gerente de uma grande fábrica Brasil afora, sabe a necessidade que existe em manter uma boa prática com as suas máquinas industriais. Afinal, elas são o coração da indústria e sem elas, os funcionários ficam parados e a planilha de prejuízos só aumenta.

Nessa linha, quando falamos em boas práticas nas máquinas industriais, estamos pensando no macro de toda a logística fabril. Com isso, passa desde o colaborador que usa até as manutenções.

Continuando, as manutenções são outra peça-chave dessa saúde com seus equipamentos industriais. Logo, é bom lembrar que prevenir é sempre melhor que remediar.

Portanto, fique conosco até o final e veja dicas valiosas para fazer excelentes boas práticas com suas máquinas industriais e conseguir melhorar. Em outras palavras, conseguir o funcionamento diário da sua empresa e se prevenir de diversos prejuízos que só quem passa por situações de aperto sabem como é.

Dicas para boas práticas para as máquinas industriais

1 – Faça um mapeamento de todo o parque fabril

Isso mesmo, para que você comece a realizar práticas efetivas nas suas máquinas é preciso antes ter noções de como elas estão. E também, em que lugar dentro do seu parque fabril elas se encontram.

É importante que você tenha a noção da localização de cada máquina. Se elas ficam perto de lugares úmidos, ou se têm incidência direta do sol, por exemplo.

Ademais, é fundamental que você entenda a situação de cada uma delas, em que algumas estão em funcionamento pleno e outras estão funcionando devido a corretivos que não são duradouros e por aí em diante.

Assim, com todos esses dados preciosos em mãos, será bem mais fácil alinhar todas as necessidades e dividi-las em urgentes, médias e leves.

2 – Fique atento ao calendário de manutenção das máquinas

Outra dica que poucas pessoas seguem é sobre o calendário de manutenção das máquinas. Logo, todas elas têm um período onde há a necessidade de uma revisão para checar todos os seus componentes.

Nesse viés, quando você faz essas revisões periódicas que são indicadas pelo fabricante, é sinônimo que você está deixando a máquina no seu 100% de funcionamento.

Outrossim, outro fator muito relevante é a segurança. Com a máquina em bom funcionamento e sem vícios, os seus funcionários vão trabalhar com mais segurança no ambiente fabril e isso pode evitar com que aconteçam acidentes graves.

3 – Deixe sua equipe sempre bem treinada para o uso das máquinas

Depois de demonstrar que uma máquina em funcionamento perfeito faz com que seus funcionários tenham segurança, é preciso trabalhar a outra ponta dessa ligação. Ou seja, os próprios funcionários.

Então, não adianta ter as melhores máquinas, as mais novas e modernas que o mercado pode oferecer, se seus colaboradores não sabem como elas funcionam e fazem mal uso.

Com isso, deixe toda a sua equipe sempre bem treinada. Faça com que todos entendam o que cada parte da máquina faz, os lugares que não podem ser mexidos e como fazer revisões periódicas de acontecimentos em que possa haver perigo. Tudo isso é de suma importância para manter uma boa prática com as maquinas industrias. E assim, fazer com que a segurança seja prioridade.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Receba mais conteúdo
Se inscreva em nosso newsletter e receba mais conteúdo antes de todos, fresquinho saindo do forno.