Talvez o item mais antigo no ramo da limpeza seja a vassoura. Com isso, as vassouras são importantes aliadas na casa para qualquer instante, seja para higienização interna ou externa.
Contudo, você sabe que existem diversos tipos diferentes de vassouras? E que para cada tipo de limpeza diferente, deve-se utilizar uma vassoura especifica? Então, sabemos que isso é novidade para muitas pessoas.
Com isso, por saber que o tema não é muito comum, hoje vamos demonstrar os tipos diferentes de vassouras que existem no mercado. E além disso, para qual tipo de limpeza ela é ideal, desde a mais pesada, até as delicadas.
Portanto, fique com a gente até o final e descubra tudo o que você precisa saber sobre os tipos diferentes de vassouras. Ademais, caso o post te ajude de alguma maneira, compartilhe com seus amigos e familiares!
As diferentes vassouras e sua importância na limpeza
As vassouras são as grandes aliadas da limpeza diária da casa. Mesmo depois do aumento dos lares com aspirador de pó, ela ainda é muito presente no dia a dia das pessoas que cuidam do lar.
Com isso, agora vamos dar os modelos das vassouras e dizer para quais tipos de limpeza elas servem. No geral, são 4 os tipos: vassouras de cerdas finas, de cerdas duras, cerdas mistas e de nylon.
Vassouras de cerdas finas
As vassouras de cerdas finas são ótimas para juntar partículas bem fininhas de sujeira em superfícies lisas. Com isso, são ideais para limpezas delicadas e em lugares específicos.
Esses lugares são os que possuem pisos ou superfícies que têm a possibilidade de riscar com o uso da vassoura. Como pisos de cerâmica, os que têm cera e os de madeira.
Outro fator importante, que as cerdas finas são ideais para limpar todos os cantinhos entre o chão e a parede.
Vassouras de cerdas duras
Feitas predominantemente de piaçava, as vassouras de cerdas duras são ideias para a limpeza externa da casa, como quintal, calçada e limpeza mais pesadas, como pós-obra, entre outros.
Por ter cerdas mais resistentes, ela consegue varrer sujeiras mais pesadas e até restos de construção, por exemplo.
É válido ressaltar que esse tipo de vassoura não é o ideal para limpeza dentro de casa, porque pode riscar e danificar as superfícies delicadas.
Cerdas mistas
A vassoura com cerdas mistas é revestida por dentro com cerdas mais resistentes e por fora com cerdas finas. Com isso, ela é conhecida como a ideal para ter em casa, porque limpa superfícies delicadas e dá conta de uma sujeira mais acentuada.
Como ela tem as misturas das duas cerdas, limpezas extremamente delicadas ou superpesadas, com o pós-obra, não é o seu forte. Mas não sendo em casos excepcionais, ela supre muito bem o dia a dia da dona de casa e das pessoas que cuidam do lar.
Cerdas de Nylon
As cerdas de nylon demonstram como a tecnologia está a favor das pessoas que cuidam do lar. Isso porque as cerdas de nylon têm o mesmo mecanismo e usabilidade das vassouras de cerdas duras.
Contudo, por ser feitas de nylon duram muito mais tempo e não se desgastam facilmente. E com isso, é talvez o melhor custo-benefício.