A bateria em gel é uma tecnologia que ganhou muito espaço no mercado de eletroeletrônicos nos últimos anos. Até mesmo em equipamentos de limpeza é possível encontrar esse tipo de fonte de energia.
Mesmo com seu avanço, muitas pessoas não conhecem as qualidades dela. Por isso, hoje vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre a bateria em gel.
Quais as qualidades de uma bateria em gel?
Essa tecnologia se trata de uma bateria recarregável composta por um eletrólito na forma de gel, ao invés de líquido. A mistura em gel permite que as cargas elétricas sejam transportadas, gerando eletricidade. Confira abaixo as qualidades desta tecnologia da bateria em gel:
- Livre de manutenção: Dificilmente essas baterias precisam de manutenção, ao menos que usem os equipamentos de maneira errada.
- Sem vazamentos: Por ter composição em gel, é quase impossível vazar. Ainda mais pelo selamento e válvula de escape que evita o excesso de pressão interna.
- Instalação flexível: Devido à eliminação de vazamentos, é possível instalar a bateria em qualquer posição
- Resistência à vibração: O gel é menos suscetível ao vazamento por excesso de vibração.
Quais equipamentos de limpeza possuem bateria em gel?
Atualmente existem alguns modelos de equipamentos que já possuem bateria em gel, confira alguns abaixo:
- Lavadoras Automáticas de Piso: Alguns modelos como a Kärcher BD 50/50 e a IPC CT55 já possuem essa tecnologia energética, com grande eficiência e autonomia.
- Limpadoras de Piso: Um dos modelos que possuem bateria em gel é a IPC CT15, com autonomia de até 70 minutos com carga total.
Como realizar manutenção deste tipo de bateria?
Devido às qualidades citadas anteriormente, a manutenção da bateria em gel é bem mais simples do que as baterias convencionais. Além disso, se usadas da maneira correta, dificilmente precisarão de manutenção.
Para evitar o mau uso dessas baterias, é preciso seguir algumas orientações como as que vêm a seguir:
- Carregamento regular: Mantenha as baterias com carga total regularmente. Quando terminar o uso do equipamento, já coloque-o para carregar, evitando utilizá-lo com pouca bateria até a descarga total.
- Limpeza e inspeção: Sempre verifique as conexões, limpando os terminais com pano seco e que não solte fiapos. Além disso, sempre faça uma inspeção visual para averiguar se existem rachaduras na estrutura.
- Armazenamento adequado: Sempre mantenha as baterias em gel e seus equipamentos em local fresco e seco, longe do calor e umidade.
- Substituição Oportuna: Apesar de serem mais avançadas, as baterias em gel também possuem vida útil. Por isso, é importante realizar a substituição de acordo com a indicação do fabricante. Ou, se houver algum dano na estrutura da bateria, é necessário trocá-la.
Por fim, sempre leia o manual do fabricante que acompanha todos os equipamentos que possuem bateria em gel.
Qual a vida útil da bateria?
Já existem alguns modelos diferentes de bateria em gel no mercado, por isso, a vida útil pode variar. Além disso, o tipo de uso e manutenção do equipamento podem afetar na longevidade dela. Confira abaixo algumas estimativas de modelos e seu tempo de vida:
- Baterias de Gel Seladas (VRLA):
- Baterias de Ciclo Profundo: Podem sofrer descargas profundas e possuem vida útil que varia entre 3 a 5 anos.
- Baterias de Uso Geral: Indicadas para uso mais leves como iluminação, possuem vida útil mais ampla, que varia entre 5 a 7 anos.
- Baterias de Gel de Alta Qualidade:
- Essas baterias se encontram, por exemplo, em veículos elétricos e, até mesmo, em sistemas de energia solar. Por serem mais avançadas tecnologicamente, podem durar 10 ou mais anos.
Contudo, é importante lembrar que essas estimativas são as ditas ideais, seguindo todas recomendações de uso. Caso a bateria em gel seja forçada ou utilizada ao extremo, sua vida útil poderá diminuir drasticamente, como qualquer outro componente eletrônico.