Já parou para se perguntar sobre o que é que mais atrai um novo e satisfeito cliente para o seu negócio? É claro que é todo um conjunto de fatores, nós sabemos. E falando sobre empresas, o ponto da higiene com certeza é um dos mais cruciais. Neste caso, uma boa limpeza profissional em seu hotel também entra para o time e jamais deve ficar de fora.
Em grandes áreas comerciais, há uma grande movimentação de clientes e é por isso que a limpeza profissional em seu hotel precisa ser contínua e consistente. E isso ainda mais ao falar sobre um local que, no caso, é totalmente voltado a receber hóspedes circulando constantemente.
Com isso, padronizar o esquema de limpeza profissional de seu hotel é o primeiro passo para que tudo funcione em harmonia e que dê resultados satisfatórios para todos.
Ao padronizar o gerenciamento de limpeza profissional em seu hotel, você verá todo o progresso acontecer
Organização e limpeza andam de mãos dadas, certo? Com toda a certeza – de nada adianta só sair limpando por aí a esmo, sem se planejar bem. Logo, para começar esse processo, deverá haver responsabilidade e controle acima de tudo. Sem isso, pode apostar: a sujeira continuará retornando e dominando seu ambiente de um jeito ou de outro.
Bem, e por onde começar uma padronização de limpeza profissional em seu hotel? Veja algumas dicas a seguir:
Monte e mantenha uma planilha com um cronograma
Antes de tudo, criar um cronograma é essencial para que você defina cada tarefa de cada dia da semana, distribuindo-as de forma equilibrada e funcional.
Com sua planilha, você também pode ter todo o gerenciamento de seu hotel em controle e isso o ajudará demais com a limpeza profissional. Por exemplo, você saberá quando os próximos hóspedes deverão chegar e também quais quartos e camas estão ocupados naquele momento.
Logo, você poderá definir quais sãos os melhores momentos para a limpeza dos quartos específicos e outros ambientes num geral.
Tenha bons produtos para a limpeza profissional de seu hotel em estoque
De nada adianta concluir uma limpeza se você não tiver produtos satisfatórios prontos para uso. Ao padronizar seu gerenciamento de limpeza profissional, os produtos mais essenciais de seu hotel estarão sempre ao seu dispor – e você também saberá quando deverá repô-los.
Fora isso, é claro que uma boa organização e limpeza, mais uma vez, também ajudará muito o funcionamento de seu estoque de produtos.
Profissionais capacitados
Contrate profissionais com bons currículos, não somente que sejam confiáveis, mas que entendam de verdade sobre limpeza. Afinal de contas, engana-se quem pensa que a limpeza profissional – e em hotel – é uma área em que qualquer pessoa pode estar qualificada para trabalhar.
Pelo contrário: alguém que trabalhe dentro deste ramo deve entender detalhes específicos e estar apto para realizar este digno trabalho.
Realize um diagnóstico técnico e mantenha serviços essenciais em dia
Antes de começar a realizar tudo que você definir em seu cronograma dentro de sua planilha, você pode pensar em agendar uma visita com demais profissionais de alguma assessoria especializada para uma inspeção em todo o ambiente da sua empresa.
Depois disso, eles lhe darão um feedback detalhado sobre cada ponto de seu hotel e poderão montar um plano de higienização personalizado para tudo o que você precisa.
Além disso, esteja atento a datas e outros procedimentos cruciais: mantenha seu hotel sempre devidamente dedetizado dentro do prazo e faça a manutenção adequada de seus equipamentos profissionais.
Como se fosse magia, veja seu resultado brilhando
Ao seguir todas essas dicas, você definitivamente verá o resultado brilhando à sua frente. Mas é claro que você saberá que esse resultado partiu de toda a sua dedicação e organização.
Afinal de contas, ao padronizar um esquema de gerenciamento e unir toda uma equipe de trabalho eficaz, a limpeza fará parte daquele ambiente a todo o momento – até mesmo como se alguma fada madrinha ou algum duende mágico tivesse passado por ali.