Manutenção corretiva: saiba mais sobre a prática

manutenção corretiva

Já trazemos em alguns textos do nosso blog referências aos tipos de manutenções existentes para as lavadoras de alta pressão e máquinas industriais de todos as formas. Hoje, falaremos mais a respeito da manutenção corretiva.

Nessa linha, entender melhor como funcionam os tipos de manutenção a fundo é de suma importância para você que tem uma lavadora de alta pressão da qual não pode ficar sem. Ademais, entender esse mundo das manutenções vai ajudar a saber qual delas você vai recorrer quando, em algum momento, precisar de alguma.

Com isso, fique com a gente até o final para entender tudo sobre a manutenção corretiva e a sua importância para quem tem uma ou muitas máquinas que necessitam de cuidados. Dessa maneira, você vai conseguir ficar mais atendo com tudo que acontece ao redor de suas máquinas e entender quando elas vão precisar de uma manutenção corretiva.

Conceitos gerais

De início, o próprio nome da manutenção corretiva nos leva a entender sua premissa principal. Ou seja, ela é feita sempre que há a necessidade de corrigir alguma falha que esteja comprometendo o desempenho dos maquinários.

Em outras palavras, ela existe para fazer a correção necessária quando uma máquina quebra de vez. Isso é, quando ela não consegue mais operar e precisa de reparos para voltar a funcionar da melhor maneira e, o principal, em segurança.

Contudo, não pense que pelo fato de ela ser corretiva não possa existir um planejamento para esse tipo de situação. No caso, a que toma conta do não-funcionamento da lavadora de alta pressão ou outra máquina qualquer.

Circunstâncias em que podem ocorrer a manutenção corretiva

Como visto anteriormente, a manutenção corretiva, mesmo que sirva para cessar com um erro, pode ter níveis diferentes de atuação.

Logo, são dois os níveis de atuação da manutenção corretiva. O primeiro deles é a de forma não planejada de manutenção. Já o segundo e mais importante de todos é a manutenção planejada.

Dessa forma, vejamos mais detalhadamente sobre essas duas formas de atuação da manutenção corretiva.

Manutenção corretiva não planejada

Nesse caso, você não precisa ser nenhum especialista para entender o conceito de não planejada. Sim, é isso mesmo – é quando acontece o famoso “imprevisto”. Ou seja, quando sua lavadora de alta pressão ou alguma outra máquina industrial sua deixa de funcionar por completo de forma repentina.

Nesse caso, não tem muito o que fazer. A solução é chamar a equipe especializada para resolver o problema da maneira mais rápida o possível, a fim de dirimir os transtornos que tal situação em específico ocasionou.

Manutenção planejada

Por fim, falaremos da manutenção planejada. Ou seja, a que você vai querer que aconteça para evitar qualquer tipo de transtorno e prejuízo, seja de tempo ou seja financeiro.

Desse modo, ela acontece sempre respeitando um prazo mínimo para a verificação de todo o maquinário e troca das peças em que identificaram um desgaste maior. Logo, isso acontece para manter a integridade do equipamento e evita desgastes que podem levar a suspensão do uso.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Receba mais conteúdo
Se inscreva em nosso newsletter e receba mais conteúdo antes de todos, fresquinho saindo do forno.