A construção civil é um ramo que só tende a crescer pelo Brasil todo. Com o mercado de imóveis em alta, com preços atrativos, muitas pessoas acabam comprando uma casa ou apartamento direto da planta. Ou ainda, reformam a casa que já possui. Nessa linha, uma grande preocupação que fica depois da obra terminada é a limpeza pós-obra.
Todos sabemos que muitos resíduos e sujeiras acabam ficando nos imóveis depois de uma construção. Logo, entender os passos de uma boa limpeza pós-obra é fundamental para você que acabou de adquirir seu tão sonhado imóvel. Ou até mesmo para você que fez aquela aguardada reforma, seja na sua casa ou no local de trabalho.
Seguindo, outro fator importante é ter uma noção dos equipamentos que podem auxiliar nessa limpeza pós-obra. Isso te ajuda para que seu tempo seja otimizado e tudo funcione em perfeito estado. Além disso, ter uma boa noção dos produtos que for usar e um bom planejamento são essenciais.
Portanto, se você quer ficar por dentro das etapas necessárias para ter uma boa limpeza pós-obra, fique com a gente até o final. Ademais, caso o post te ajude, compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares, até porque, sabemos que conhecimento nunca é demais.
Etapas para uma boa limpeza pós-obra
Para iniciar a discussão, antes de começar uma eficaz limpeza pós-obra, você precisa se planejar e pensar em todas as etapas que essa limpeza vai ocasionar.
Com isso, são duas as grandes etapas para realizar esse procedimento. Fora isso, daremos uma terceira etapa bônus para que você avalie a linha do bom custo-benefício e entenda melhor como funciona essa dinâmica.
Então, vamos às etapas:
1 – Faça um bom planejamento de limpeza pós-obra
Isso mesmo, antes de começar a executar de fato uma limpeza pós-obra, pense em tudo o que deverá ser feito na sua situação em específico.
Assim, olhe para o estado de sujeira em que seu imóvel ficou e pense nas partes que carecem de uma limpeza mais detalhada e pesada. Da mesma forma, note os que necessitam apenas de uma limpeza mais leve e que não deve demandar muito tempo.
Seguindo, veja se ainda há muito entulho e a necessidade de pedir uma caçamba ou algum serviço de retirada dessas sobras de construção.
Dessa forma, com um bom planejamento em mãos, você pode fazer a diferença no momento de realizar de fato a sua limpeza pós-obra e evitar muitas dores de cabeça.
2 – Faça uma boa escolha dos produtos e equipamentos
Agora, escolha os produtos certos para utilizar na sua limpeza, seja o detergente certo para a ocasião ou o limpa vidros. E tenha o cuidado de saber em qual lugar vai usar cada produto.
Um exemplo clássico é o fato de não poder utilizar água sanitária em alumínio. Fora isso, há outras situações parecidas em que você deve evitar estragar algo novo do seu imóvel.
Ou seja, o equipamento certo é essencial. Uma grande referência são as lavadoras de alta pressão, que economizam bastante água e agilizam muito o tempo do seu serviço de limpeza pós-obra.
3 – Pense em uma equipe especializada
E aqui vai uma dica bônus: às vezes, a sua situação pós-obra vai demandar cuidados que talvez você não possa cumprir sozinho. Dessa maneira, pense em contratar um serviço especializado.