Antes de tudo, para você que já está antenado em nosso blog, sabe que estamos com uma série de posts para demonstrar, com maiores detalhes, todos os tipos de manutenções que existem no mundo das máquinas de limpeza industrial. Sendo assim, hoje é o dia de falar sobre a manutenção preditiva.
Com isso, entender tudo sobre as manutenções é muito importante para você que tem uma empresa especializada em limpeza industrial. Ou que tenha esse equipamento no dia a dia de seu escritório, mesmo sem ser um profissional da área. Também até mesmo para o trabalhador do lar, que pode ser proprietário de um sítio ou uma casa maior que necessite de uma lavadora de alta pressão, por exemplo.
Dessa maneira, fique com a gente aqui até o final para entender tudo sobre a manutenção preditiva, desde seu conceito básica até o funcionamento dessa forma de reparar possíveis danos que seu maquinário pode ter.
Conceitos básicos
De início, é preciso que você tenha uma noção real do que seja de fato uma manutenção preditiva. Em outras palavras, ela é bem parecida com a preventiva, que já vimos oportunamente em post anterior aqui em nosso blog.
Porém, ela tem suas peculiaridades. Ao invés de realizar vistorias nas máquinas industriais de limpeza em tempo pré-definidos, a manutenção preditiva faz testes e inspeções nos equipamentos a fim de colher os dados deles. E então entender se estão todos dentro de sua normalidade de funcionamento.
Em outras palavras, essa coleta de dados só pode ser feita por uma equipe profissional. E ela acontece com certa regularidade, para avaliar o tanto de trabalho de cada maquinário e o quanto de desgaste que ele está tendo.
Com isso, utiliza-se a manutenção preditiva mais comumente em indústrias. Isso porque são casos em que a máquina não pode parar o seu funcionamento de maneira nenhuma, ou algo muito prejudicial poderá acontecer.
Como funciona a manutenção preditiva
Como visto anteriormente, vamos frisar alguns pontos de como funciona de fato a manutenção preditiva. Dos tipos de manutenção, essa é a que as pessoas menos conhecem. Porém, não deixa de ser super útil e muito importante no dia a dia de quem tem lavadoras de alta pressão, máquinas de limpeza industrial, entre outros.
Então, em linhas gerais, especialistas discutem sobre as análises que a equipe técnica consegue de cada máquina que eles inspecionam e, com isso, programam-se as manutenções. Logo, pensam no caso a caso de cada equipamento, a fim de corrigir os problemas e evitá-los de antemão.
Conclusão
Destarte, com a vista da manutenção preditiva, terminamos a nossa série de demonstrar para vocês os principais tipos de manutenção dessas máquinas. Como, por exemplo, maquinário industrial de limpeza, lavadoras de alta pressão e máquinas em gerais.
Por fim, é possível averiguar que a manutenção preditiva é a mais tecnológica e avançada de todas. Isso porque ela necessita da análise de dados que o próprio funcionamento da máquina oferece para os técnicos. E assim, unindo a tecnologia com a funcionalidade para evitar que a máquina pare, o que não gera nenhum tipo de prejuízo, seja ele financeiro ou de tempo.