7 dicas para facilitar a limpeza da sua empresa

Equipe de limpeza trabalhando

Há estudos que comprovam que onde há limpeza, há ambientes produtivos, seguros e com funcionários saudáveis. A tarefa de manter a limpeza, porém, pode ser mais desafiadora que uma única limpeza profunda, principalmente quando se trata de lugares de grande porte. Organizando as tarefas, porém, tudo é possível. Há dicas preciosas que facilitam o dia a dia e ajudam a manter o ambiente limpo e organizado. 

Investir nos produtos certos é um dos passos essenciais para isso. Das vassouras às máquinas, há opções para todas as necessidades. 

1 – Organize o cronograma de limpeza

    Um plano de limpeza é fundamental para garantir que todas as áreas da empresa sejam limpas regularmente e de forma adequada. Comece identificando as áreas que precisam de limpeza e a frequência com que isso deve ocorrer. Divida as tarefas em categorias, como limpeza diária, semanal e mensal. Atribua responsabilidades específicas a cada funcionário ou equipe. Um plano bem elaborado ajudará a manter a limpeza consistente e evitará que tarefas importantes sejam negligenciadas.

    Ou seja, faça um roteiro com as atividades de limpeza que precisam ser executadas, conforme a necessidade e grau de higienização. A definição das atividades pode ser feita diariamente, semanalmente, quinzenalmente, como você preferir e conforme as necessidades e tamanho da empresa.

    Além das tarefas de limpeza programadas, é útil incorporar rotinas de limpeza rápida ao longo do dia. Por exemplo, encoraje os funcionários a limpar suas áreas de trabalho antes de sair no final do expediente, limpando superfícies, organizando papéis e descartando lixo. Essas pequenas ações diárias ajudam a manter a empresa limpa e evitam a acumulação de sujeira ao longo do tempo.

    Além disso, é importante estabelecer diretrizes claras e gerais de organização, como manter mesas limpas e desobstruídas, armazenar documentos e suprimentos em locais designados e manter os corredores livres de obstáculos. Incentive os funcionários a seguir essas diretrizes e promova uma cultura de responsabilidade compartilhada pela limpeza e organização do espaço de trabalho.

    2 – Escolha bons materiais

    Investir em equipamentos e tecnologias de limpeza eficientes pode ajudar a economizar tempo e esforço. Por exemplo, aspiradores de pó industriais, lavadoras de piso automáticas e sistemas de limpeza a vapor podem facilitar a limpeza de grandes áreas em menos tempo. Além disso, considere o uso de produtos de limpeza concentrados e ambientalmente amigáveis para reduzir o desperdício e os custos a longo prazo. 

    Não se esqueça de verificar a procedência deles e apenas use produtos que são certificados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

    Mas fique atento com os odores! Produtos com odores fortes podem causar desconforto e até provocar alergias, tanto nos funcionários como nos clientes. Procure por produtos potentes, mas que conciliem as características que se adequam às necessidades da sua empresa.

    3 – Mantenha a regularidade

    A sujeira se acumula e não há solução para isso, a não ser a frequência. Para manter o ambiente sempre limpo, é necessário manter a regularidade na limpeza. 

    Deixe limpezas menores e por departamentos sempre na agenda de cada equipe responsável. Além disso, agendar inspeções regulares é uma maneira eficaz de garantir que os padrões de limpeza sejam mantidos consistentemente. Designe um membro da equipe para realizar inspeções periódicas em toda a empresa, verificando a limpeza das áreas designadas, identificando problemas ou áreas que precisam de atenção adicional e fornecendo feedback aos funcionários conforme necessário. Essas inspeções ajudam a manter a responsabilidade e a motivação para manter o ambiente limpo e organizado.

    4 – Conscientize e envolva as equipes

    Envolver os funcionários no processo de limpeza é fundamental para mantê-la sempre limpa e organizada. Promova a conscientização sobre a importância da limpeza e da higiene no local de trabalho, oferecendo treinamento sobre as melhores práticas de limpeza e incentivando o feedback dos funcionários sobre como melhorar os procedimentos existentes. Reconheça e recompense os esforços dos funcionários para manter a empresa limpa, criando um ambiente de trabalho positivo e colaborativo. Isso também pode ser transformado em algo divertido e recompensador para os funcionários. Promova gincanas, pequenos prêmios e o que mais a imaginação permitir para poder contar com o compromisso de todos. 

    Para ter bons resultados, todos os colaboradores devem estar informados sobre as tarefas que precisam ser feitas. Os cronogramas são muito importantes por isso, pois ajudam a informar as pessoas sobre o trabalho, etapas e grupos que serão necessários em cada estágio.

    5 – Mantenha os produtos de limpeza acessíveis 

    Se você quer contar com a colaboração de todos, deve optar por um ambiente que tenha as ferramentas para isso disponíveis. Claro, deixe à mão os produtos e utensílios mais básicos, que não causariam acidentes se utilizados por quem não é profissional dos serviços gerais. 

    Mantenha, conforme for possível, uma área de armazenamento dedicada para os produtos de limpeza, organizando-os de forma clara e etiquetando cada item para fácil identificação. Isso permitirá que os funcionários localizem rapidamente o que precisam e evitem interrupções desnecessárias durante o processo de limpeza. Isso também os incentiva a tomar para si a responsabilidade de manter seu próprio local de trabalho ou baia sempre limpos, sem contar totalmente com a equipe de manutenção e serviços.

    6 – Use equipamentos profissionais

    Escolha máquinas e equipamentos adequados para cada área. E, claro, certifique-se de que esses produtos estarão nas mãos corretas ou que a equipe designada para isso saberá como usá-los. Esses equipamentos são projetados para lidar com grandes áreas e volumes de sujeira de forma eficiente. Por exemplo, aspiradores de pó industriais podem limpar grandes espaços em menos tempo do que modelos domésticos, enquanto lavadoras de piso automáticas podem cobrir uma área maior em menos tempo do que a limpeza manual.

    As máquinas também oferecem uma variedade de recursos e opções de configuração, o que as torna versáteis o suficiente para atender às necessidades de diferentes tipos de empresas e ambientes. Algumas lavadoras de piso podem ser ajustadas para diferentes tipos de superfície, enquanto aspiradores de pó podem vir com vários acessórios para limpar diferentes áreas e tipos de sujeira.

    Outro ponto positivo é quanto à durabilidade. Equipamentos profissionais são construídos para resistir ao uso frequente e pesado, o que os torna mais duráveis e confiáveis do que equipamentos domésticos. Isso significa que eles geralmente têm uma vida útil mais longa e exigem menos manutenção ao longo do tempo, reduzindo os custos de substituição e reparo.

    7 – Atente-se à segurança

    Se você tem uma equipe profissional de limpeza, não deixe de fornecer os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva) adequados. Muitos produtos de limpeza contêm substâncias químicas agressivas que podem ser prejudiciais à pele e aos pulmões. O uso de luvas, óculos de proteção e máscaras faciais pode ajudar a proteger os trabalhadores contra exposição direta a esses produtos químicos, reduzindo o risco de irritações na pele, queimaduras químicas e problemas respiratórios. 

    A limpeza também envolve o manuseio de equipamentos e produtos que podem representar riscos de lesões, como cortes, abrasões e quedas. O uso de luvas de proteção pode ajudar a evitar cortes e arranhões nas mãos, enquanto sapatos antiderrapantes podem reduzir o risco de escorregões e quedas em superfícies molhadas.

    Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

    Receba mais conteúdo
    Se inscreva em nosso newsletter e receba mais conteúdo antes de todos, fresquinho saindo do forno.