Plano de manutenção para sua empresa: Como criar um eficiente?

empresa

Com a correria diária das empresas e com todos os afazeres necessários para gerir o ramo administrativo, às vezes a ideia de manutenção fica de lado.

Assim, o correto é que as pessoas responsáveis por gerir as máquinas tenham estratégias que as auxiliem a não perder nenhum detalhe quanto à manutenção dos equipamentos. Aqui, a ideia da manutenção preventiva é essencial.

Dessa forma, hoje vamos demonstrar na prática como é feito um bom plano de manutenção empresarial. Nele, você pode gerir as datas corretas de manutenção e vistoria das suas máquinas industriais.

Portanto, fique com a gente até o final e entenda de uma vez por todas como é feito um plano de manutenção, algo que pode revolucionar sua empresa e fazer com que a economia de dinheiro nesse ramo seja regra e não exceção.

Cinco passos para ter um bom plano de manutenção

1 – Levantamento eficiente

De início, para começar a realizar um bom plano de manutenção, a regra é fazer um levantamento eficiente em todas as máquinas.

Isso mesmo, passar por todo o pátio da fábrica ou da loja e entender quais são as máquinas em poder da empresa e os estados dele.

Com esse levantamento em mãos, você pode então começar o planejamento.

2 – Criação de um cronograma inteligente

O cronograma inteligente tem a ver com o uso das máquinas de sua empresa. Logo, é o momento em que você entende as necessidades do dia a dia e programa espaços entre as máquinas para que elas funcionem ou não.

Explicando melhor, você vai pausar o uso de certos equipamentos sem que prejudique sua produtividade.

3 – Projete os serviços que já verificar necessários

Dessa maneira, primeiro você irá observar as máquinas, as situações delas e fazer o cronograma inteligente. E então, chega o momento de deduzir quais os serviços cada máquina vai precisar.

Em outras palavras, se a máquina não funciona mais, precisará de uma manutenção corretiva. Agora, se ela dá um pequeno defeito ou emperra em situações específicas, um pequeno reparo é o suficiente.

Com isso, você já se organiza antes mesmo de chamar a manutenção especializada para a realização dos serviços.

4 – Planeje os custos

Depois de identificar o que cada máquina vai precisar, observando cada caso em específico, você precisa de um planejamento de custos.

Ou seja, fazer uma pesquisa de preços e entender até quanto a empresa poderá investir na manutenção das máquinas, a depender também da importância delas.

Afinal, se uma máquina essencial para a empresa está com defeito, sua manutenção deve ser imediata. Agora, se for uma que faz serviços esporádicos, pensar em consertar em outro momento para amenizar os custos do mês pode ser uma boa solução.

5- Pense no tempo que cada manutenção terá

Por fim, depois de realizar todos os processos ditos até aqui, o último passo para que você tenha um plano de manutenção eficiente é realizar a expectativa de tempo em que cada máquina vai precisar até ser consertada por completo.

Isso vai prevenir imprevistos no dia a dia da empresa e pode ajudar nos planos de uma forma geral. Afinal de contas, se o tempo de uma máquina na manutenção for grande, a ideia de alugar uma até que tudo se ajeite é uma ótima opção.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Receba mais conteúdo
Se inscreva em nosso newsletter e receba mais conteúdo antes de todos, fresquinho saindo do forno.