Em todas as áreas de serviços e produtos existem selos e certificados que garantem a qualidade do que as empresas vendem. Até mesmo na área de limpeza residencial e industrial existem essas avaliações.
Contudo, muita gente não sabe o que são, significam ou até mesmo como conseguir as certificações. Por isso, hoje trazemos todas as informações sobre este assunto neste texto.
Todos os selos e certificações na área de limpeza
Basicamente, as certificações e selos na área de limpeza são voltados para sustentabilidade e eficiência do serviço. Abaixo estão os mais conhecidos e importantes no setor:
- ABNT NBR ISO 14020: Essa norma estabelece como devem ser rótulos e declarações ambientais. Ou seja, define requisitos administrativos e quais informações devem constar nesses itens.
- ABNT NBR ISO 14024: Também diz a respeito de rotulagem ambiental voltada para os selos verdes. Em específico, ajuda a identificar serviços e produtos que prezam pela sustentabilidade.
- Green Building: Esse selo define quais empresas e serviços utilizam produtos sustentáveis na área de limpeza de edifícios. Mas também pode estar presente em outras áreas.
- Green Seal: Este selo vem através de uma organização estadunidense independente que certifica serviços ou produtos sustentáveis e com responsabilidade ambiental.
- ISO 14001: A ISO são normas internacionais. A 14001 define parâmetros para sistemas de gestão ambiental eficazes. Empresas que possuem essa certificação possuem responsabilidade ambiental em suas práticas internas e externas.
- Selo Verde: O selo verde está presente em produtos de limpeza sustentáveis e sem impacto na natureza durante sua produção. Assim, são mais seguros aos seus consumidores também.
É importante destacar que “selo verde” é uma categoria geral, existindo diferentes selos em diversas áreas. Por isso, é possível encontrar empresas e produtos com mais de um selo verde
Qual a importância destas certificações?
Agora, vamos destacar a importância que essas certificações possuem tanto para as empresas quanto para os consumidores.
- Consciência do consumidor: Esses certificados ajudam na educação sobre consumo consciente e no apoio à práticas sustentáveis dentro de empresas.
- Inovação e melhoria contínua: Essas certificações comprovam que as empresas estão buscando melhorar seu processo de produção e, também, pensando na qualidade de vida de seus consumidores.
- Redução do impacto ambiental: Produtos químicos presentes em produtos de limpeza podem afetar diversas camadas da natureza. Por isso, os selos e certificados são importantes para demonstrar a redução do impacto ambiental que as empresas buscam.
- Saúde e segurança: Com produções e componentes menos nocivos à natureza, esses serviços e produtos também se tornam menos nocivos aos consumidores, diminuindo o impacto negativo na saúde humana, animal e ambiental.
- Transparência e confiança: Muitas das vezes, esses certificados demonstram partes do processo produtivo das empresas que os consumidores não podem acessar. Assim, quem compra um produto sabe que aquela marca preza pela qualidade e sustentabilidade na sua cadeia produtiva.
Como conseguir e manter os selos e certificados?
As empresas precisam passar por um processo de avaliação para conseguir cada um destes selos e certificações. Veja abaixo alguns desses passos que as instituições avaliadoras solicitam:
- Comparar certificações: A princípio, as empresas avaliam quais selos e certificados desejam ter para sua empresa. Cada um deles traz benefícios diferentes dentro do setor em que se insere.
- Tornar-se membro: Algumas instituições solicitam a inscrição para aderir ao processo de avaliação e conquista do certificado.
- Concluir o curso de certificação: Alguns dos selos e certificados exigem que os donos da empresas e funcionários façam cursos de capacitação sobre a área de avaliação específica.
- Avaliação: A avaliação pode ser feita tanto por uma inspeção interna, quanto por uma prova após o curso de certificação.
- Manter a certificação: Para manter os selos e certificações, as empresas e serviços podem passar por avaliações periódicas e processos de reciclagem para se encaixar em novos requisitos.