Um costume que é muito comum entre as donas de casa pode causar um prejuízo tremendo e pode ser grave até para a saúde. O risco de misturar produtos de limpeza deve ser extinto e cada vez mais conscientizado.
Assim, muito provavelmente você conhece alguém, se é que você não é essa própria pessoa, que tem suas famosas “misturinhas mágicas”. No momento de realizar a limpeza do dia a dia do seu lar, tal hábito pode parecer inofensivo, mas pode causar riscos enormes.
Geralmente, essas misturas são feitas em ambientes que são mais difíceis de realizar a limpeza, como o quintal ou os banheiros. Com isso, elas são feitas para facilitar a remoção da sujeira – algo enganoso, pois na maioria dos casos não serve nem para isso.
Desse modo, hoje vamos alertar sobre os riscos de se misturar produtos de limpeza para realizar a higienização de ambientes, outrossim, vamos demonstrar na prática algumas misturas que podem ser letais.
Portanto, fique com a gente até o final e descubra todos os perigos de se fazer esse tipo de situação no momento da limpeza do seu lar. Ademais, se o conteúdo for importante pra você, compartilhe com suas amigas donas de casa e familiares para alertar eles também sobre o risco de se realizar esse tipo de mistura com materiais de limpeza.
Por que é errado misturar materiais de limpeza?
Antes de mais nada, antes mesmo de falarmos sobre misturas mais tóxicas que são feitas na limpeza diária do lar, vamos deixar claro os motivos de não poder misturar certos produtos de limpeza.
Com isso, os produtos de limpeza nada mais são que compostos químicos com suas cadeias diferenciadas e ácidos em suas bases. Com isso, reações químicas acontecem de forma espontânea, na maioria dos casos. Ou seja, só se um produto entrar em contato com outro.
Por isso o perigo é tão elevado, já que se trata de reações químicas que algumas das vezes não são perceptíveis aos olhos ou ao odor. E quando a pessoa se dá conta que não está bem, já pode ser tarde demais.
Portanto, agora vamos demonstrar algumas misturas que jamais devem ser feitas na sua casa ou em qualquer outro lugar, seja para a limpeza ou para qualquer outro fim.
1 – Água sanitária e álcool gel
Com o advento da pandemia, muito se fala sobre o álcool gel, muito utilizado hoje em dia. Contudo, misturar álcool gel com água sanitária é muito perigoso.
A mistura dos dois produz, por reação espontânea, clorofórmio e ácido muriático. Logo, essas substâncias são responsáveis por atacar o sistema nervoso e os pulmões, além de serem tóxicas para diversas outras partes do corpo.
2 – Água sanitária e vinagre
Uma das “misturinhas mágicas” mais famosas entre as donas de casa. Isso porque são produtos de fácil acesso e que, na maioria dos casos, sempre estão na mão das pessoas que cuidam da limpeza do lar.
Contudo, essa mistura nunca deve ser feita, pois ela produz vapores que são tóxicos ao corpo humano. E isso pode causar queimaduras graves pelo corpo e prejudicar de maneira séria o pulmão.
Por fim, essas são as duas misturas mais clássicas de produtos de limpeza. Há muitas outras que podem surgir ao se misturar produtos comuns. Portanto, fique atento e na dúvida, nunca misture produtos de limpeza.