Uma tendência dos últimos anos nas casas brasileiras é utilizar o piso de porcelanato. Com isso, utiliza-se o porcelanato por conta de seus vários atributos: tanto na questão de acabamento, quanto sobre a sua durabilidade.
Nesse sentido, ao falar sobre a durabilidade, saber fazer a correta higienização do porcelanato é essencial. Desta forma, ele continua com seu brilho sua beleza, além de continuar sendo bem preservado em seu lar.
Com isso, antes de ensinar como fazer a limpeza correta do porcelanato, vamos explicar o que é um porcelanato de fato e depois dar valiosas dicas para que a limpeza correta seja feita.
Portanto, fique com a gente até o final para descobrir como cuidar melhor do seu porcelanato. Ademais, caso o post te ajude e seja bom para você, compartilhe com seus amigos e familiares, até mesmo porque o conhecimento nunca é demais.
Mas o que de fato é o porcelanato?
De início, o porcelanato tem esse nome devido ao seu material de origem. Ou seja, uma mistura de porcelana e materiais nobres resultam no porcelanato. Logo, dão origem a um piso de acabamento superior e mais resistente do que a cerâmica, por exemplo.
Por este motivo, muitos escolhem o porcelanato para ser o chão de muitas casas luxuosas e estabelecimentos comerciais, por ter alta resistência e grande beleza.
Todavia, caso não seja cuidado corretamente, ele pode perder o seu brilho e começar a pegar um aspecto mais envelhecido.
As variedades do piso de porcelanato
Nessa linha, são três os grandes tipos de porcelanato: o porcelanato polido, o porcelanato acetinado e o porcelanato rústico.
Assim, cada um serve para um tipo específico de finalidade e tem uma maneira de ser limpos de forma diferente também.
Os porcelanatos polidos têm um aspecto muito brilhante e devem ser usados em áreas secas, como piso da sala, quartos e varanda.
Já os porcelanatos acetinados têm como principal característica serem foscos e à prova de riscos e pequenas manchas. Com isso, ideal tanto para ambientes úmidos ou secos.
Por fim, temos o porcelanato rústico. Ele é usado em áreas molhadas, como o quintal e tem ranhuras e especificidades propositais para passar um trejeito mais in natura.
Formas de limpar adequadamente seu porcelanato
Em todos os tipos de porcelanato, o primeiro passo é retirar toda a poeira que esta por cima do piso. Isso pode ser feito por uma vassoura, mas para você que gosta de economizar tempo, o ideal é ter em mãos o aspirador de pó, para ser seu parceiro nesse momento.
Antes mesmo de pensar na limpeza, você precisa ter o produto ideal para o tipo de porcelanato que você tem em sua casa. Assim, só depois disso, você pode limpar de forma adequada e sem risco de estragar seu piso.
Vale lembrar que nem todo piso pode receber ácidos ou abrasivos, além do fato de alguns precisarem mais do que o detergente neutro para uma limpeza profunda.
Dessa forma, fique esperto para escolher o produto ideal.
Por fim, outra dica importante é utilizar uma lavadora de alta pressão na limpeza do porcelanato. Ela vai diminuir seu tempo de limpeza, além de economizar muita água.